URVS: Urban Vibe
Projeto criado por Ruggero Barraco para tese em pós graduação em Comunicação Visual e Multimídia na Universidade de Veneza, que consiste na criação de um aplicativo capaz de permitir as pessoas em Veneza participarem de atividades políticas opinando, aprovando, discutindo e até criando novas pautas. Com Cartazes (dispositivo Físico) fixados pela cidade a pessoa pode conectar através de seu smartphone e interagir com o app.
A interface dele consiste em uma metáfora de tempo onde podemos verificar pelos 5 "tempos", ensolarado, parcialmente ensolarado, nublado, chuva e tempestade se o debate esta chegando a um consenso ou se esta muito acirrado.
O app acaba por incentivar uma maior participação política das pessoas usando tecnologia de forma transparente e eficaz.
MAPEANDO ROTAS DE MEMÓRIA: uma Interface multissensorial para o Urbanismo Sensorial e Estudos críticos de Patrimônio
Trata-se de um projeto desenvolvido pela artista e pesquisadora Alda Terraccino que possui uma interface digital que procura evocar memórias culturais usando tecnologia multissensorial. Dessa forma, é possível um intercambio cultural na cidade de Londres com o auxílio do celular.
Utilizando da combinação do fisico com o digital, ambos os projetos permitem ao usuário engajar politica ou culturalmente. Ambos permitem que o cidadao, utilizando um objeto frequente no seu dia a dia - o smartphone, adquiram acesso a diferentes setores da sociedade, tornando-se mais engajado na vida publica enquanto transitam pela cidade diariamente.
Referências bibliográficas:
URVS: Visualizing debates and government activity in a city. IUAV Interaction Design Thesis Projects, 2015. Disponível em: <http://www.interaction-venice.com/projects/iuav-thesis/2015-2/urvs/>. Acesso em: 01, janeiro 2022.
Mapeando Rotas de Memória: uma Interface Multissensorial para Urbanismo Sensorial e Estudos de Patrimônio Crítico. Association for Computing Machinery, 2017. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1145/3027063.3052958>. Acesso em: 01, janeiro 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário