domingo, 9 de janeiro de 2022

Pesquisa Seminário de Design de Interação

 URVS: Urban Vibe


Projeto criado por Ruggero Barraco para tese em pós graduação em Comunicação Visual e Multimídia na Universidade de Veneza, que consiste na criação de um aplicativo capaz de permitir as pessoas em Veneza participarem de atividades políticas opinando, aprovando, discutindo e até criando novas pautas. Com Cartazes (dispositivo Físico) fixados pela cidade a pessoa pode conectar através de seu smartphone e interagir com o app.

A interface dele consiste em uma metáfora de tempo onde podemos verificar pelos 5 "tempos", ensolarado, parcialmente ensolarado, nublado, chuva e tempestade  se o debate esta chegando a um consenso ou se esta muito acirrado.

O app acaba por incentivar uma maior participação política das pessoas usando tecnologia de forma transparente e eficaz.


MAPEANDO ROTAS DE MEMÓRIA: uma Interface multissensorial para o Urbanismo Sensorial e Estudos críticos de Patrimônio


Trata-se de um projeto desenvolvido pela artista e pesquisadora Alda Terraccino que possui uma interface digital que procura evocar memórias culturais usando tecnologia multissensorial. Dessa forma, é possível um intercambio cultural na cidade de Londres com o auxílio do celular.


Utilizando da combinação do fisico com o digital, ambos os projetos permitem ao usuário engajar politica ou culturalmente. Ambos permitem que o cidadao, utilizando um objeto frequente no seu dia a dia - o smartphone, adquiram acesso a diferentes setores da sociedade, tornando-se mais engajado na vida publica enquanto transitam pela cidade diariamente.

Referências bibliográficas:

URVS: Visualizing debates and government activity in a city. IUAV Interaction Design Thesis Projects, 2015. Disponível em: <http://www.interaction-venice.com/projects/iuav-thesis/2015-2/urvs/>. Acesso em: 01, janeiro 2022.

Mapeando Rotas de Memória: uma Interface Multissensorial para Urbanismo Sensorial e Estudos de Patrimônio Crítico. Association for Computing Machinery, 2017. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1145/3027063.3052958>. Acesso em: 01, janeiro 2022.



ANÁLISE REPRESENTAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO URBANO

 “Escadinha” Cândido Lúcio/ Botequim Madureira


Localização

Contexto

A primeira visão parece apenas um bar como vários outros ao redor mas ele tem várias particularidades que valem a pena serem analisadas.

o uso dele pelas pessoas e um destaque pois podemos ver brechós, feirinhas acontecendo ao final de semana, além de shows ao vivo o que gera uma conexão social grande do bairro nesse ponto.

Uma escadaria que conecta duas ruas um tanto quanto distantes ( uma espécie de atalho) no intervalo do bar

A rua sem saída na parte de baixo do bar causa um efeito diferente pra ele, além do comum uso como estacionamento, ele também se torna uma espécie de “área de recreação para as crianças que acompanham os pais ao bar, que podem sem problema algum ficarem vigiando da parte de cima. Fatores de “segurança” também são vistos já que o movimento do bar aumenta a circulação de um local antes visto como parado e escuro.


                                                                                         Croquis


Entrega Final

  Para a entrega final, foram feitas várias alterações no banner, que agora conta com duas páginas. Quanto ao vídeo, sua elaboração foi feit...